Relação Alimentação/Ambiente


Energia, alimentação e meio-ambiente
          Quando se pensa em energia, a primeira ideia que vem á cabeça é a energia eléctrica ou a relacionada com combustíveis. Nada mais comum, uma vez que todas as nossas atenções estão voltadas para as questões energéticas que o mundo se tem defrontado nos últimos anos.
          Qual a relação da produção dessas energias com o meio ambiente? Qual a fonte mais "limpa" de energia? Uma das últimas alternativas pensadas pelo mundo, os biocombustíveis, com destaque para o etanol tem sofrido pesadas críticas devido ao aumento dos preços dos alimentos e também por receio de aumentar a desflorestação.


      Por que os biocombustíveis sofrem tantas críticas em relação à crise dos alimentos?

O aumento do preço dos alimentos é uma das principais críticas que os biocombustíveis sofrem. Algumas entidades, como o Banco Mundial e a Organização para Agricultura e Alimentação (ONU), relacionam o aumento da produção de biocombustíveis com a diminuição da oferta de alimentos e seu consequente aumento de preço.

          Qual a relação entre energia e crise dos alimentos?

O ano de 2008 tem como grande característica o aumento do preço dos alimentos, que tem relação directa com o crescimento da produção de energias alternativas, principalmente aquelas vindas de fontes vegetais, como o etanol. O aumento da produção dessas energias renováveis pede novas áreas agrícolas (muitas vezes já destinadas ao plantio de outros alimentos), o que acarreta a diminuição da sua produção para o consumo e no consequente aumento de seu preço.

Existe energia limpa?

          Todas as principais fontes de energia apresentam algum tipo de problema. Dependendo das suas características geográficas, podemos optar por uma série de fontes energéticas.

Quais são as principais e as "novas" fontes de energia existentes?

          As principais fontes de energia são: petróleo, a energia nuclear, as termoeléctricas e as hidroeléctricas. Existem também algumas fontes chamadas alternativas, que ainda não são viáveis para produção de energia em larga escala. Os principais exemplos dessas fontes são: solar (sol) e eólica (vento).



 Qual a relação entre energia, alimentação e meio ambiente?
 
          Os pontos mais importantes são os factores que levaram ao aumento de preço dos alimentos, a relação entre a produção de energia e as sequelas para o meio ambiente, a produção de energias alternativas como os biocombustíveis e o aumento do preço do petróleo e suas consequências na economia mundial.



O que é a inversão térmica e as ilhas de calor nos grandes centros urbanos?


         É um fenómeno natural que ocorre principalmente no Inverno e que, em grandes cidades, agrava a concentração de poluentes devido à falta de circulação do ar. Já o aumento da temperatura em algumas áreas das grandes cidades é um fenómeno conhecido como ilhas de calor, causado principalmente pela grande concentração de concreto e alcatrão, falta de arborização nas ruas, pouca quantidade de área verdes, como parques etc.

Como podemos analisar a relação existente entre o crescimento populacional,   rendimento per capita,   mudança de hábitos alimentares e mudanças climáticas globais do ponto de vista da melhoria da qualidade de vida do ser humano?

          Com o crescimento económico, principalmente da Índia e da China, várias camadas populacionais desses países mudaram os seus hábitos alimentares, consumindo cada vez mais cereais e carne. Para suprir essa maior demanda por alimentos, a agricultura mundial tem de aumentar a produção, gerando com isso problema ambientais como: desflorestação, aumento da emissão de gases de efeito estufa (CO2), maior consumo de energia e crescimento do consumo de água. Mas o facto é que, nesses países, juntamente com o crescimento económico, também está aumentando a rendimento per capita das suas populações.  


                              
Criado por:
João Silva Nº12/8ºF
Rafael Lopes Nº16/8ºF
Rodrigo Henriques Nº18/8ºF